Como criar stickers personalizados

O Telegram foi fundado em 2013 pelo irmãos Nikolai e Pavel Durov, os fundadores do VK, a maior rede social da Rússia. O Telegram é uma empresa independente, não ligado ao VK. Baseia-se em Berlim, Alemanha.

Um dos seus recursos mais interessantes ao público são os stickers, emoticons personalizados que geralmente expressão sentimentos, por reações ou frases.Podendo ser criado por qualquer usuário, designers ou entusiastas.

Se você sempre desejou ter os seus próprios stickers essa é a hora de aprender, demostraremos passo a passo da publicação dos pacotes de stickers no Telegram

Pré-requisitos

Para criar um pacote de sticker é necessário que a imagens esteja em formando PNG, e possua as dimensões de 512 Pixel por 512 Pixel, podendo também ter um dos lados com 512 Pixels e o outro lado proporcional. Cada imagem não pode ultrapassar os 350Kb.

As imagem podem ter fundo ou sem fundo (transparência). Caso queira a imagem sem fundo, você deve ter uma base de edição de imagem em qualquer aplicativo que remova fundo.

Cada pacote pode conter 120 Stickers.

Até o momento não se sabe quantos pacotes uma pessoa pode criar, mas você poderá criar muitos.

Já vimos relatos de criadores com mais de 50 pacotes publicados. O stickers podem ser editado no seu celular ou pc.

Neste artigo iremos apenas demonstrar o processo de publicação de stickers e os principais comandos.

Para mais dicas recomendamos o grupo Sticker Grupo.

1º Passo

O Telegram possui um bot oficial para as publicações de Stickers. Então, basta entrar em contato com o perfil @Stickers (clique para acessar no navegador ou no seu aplicativo) e seguir as instruções.

2º Passo

Atualmente o @Stickers tem inumeros comandos, iremos abordar somente alguns comandos relacionados a Stickers.

São eles:

/newpack – para criar um pacote de stickers;

/addsticker – adicionar um novo sticker a um pacote existente;

/editsticker – mudar o emoji de um sticker existente;

/ordersticker – reordenar os stickers de um pacote existente;

/delsticker – deletar um sticker de um pacote existente;

/packstats – mostra as estatísticas de um pacote;

/delpack – deletar um sticker de um pacote;

/cancel – cancelar tudo o que você fez.

Então agora iremos criar um novo pacote, e para isso envie ao bot o seguinte comando:

/newpack. Como no print abaixo:

Após enviar /newpack, o  @Stickers irá solicitar de você o titulo para este novo pacote. Basta digitar e clicar no enviar como no print abaixo:

Já com o nome do pacote informado, o @Stickers irá solicitar a imagem em PNG nas devidas dimensões necessárias, acompanhe o print abaixo:

Logo após o envio da imagem, o @Stickers solicitará os emojis que irão disparar este novo Sticker. Ao enviar um dos emojis que você escolheu eles sugere os stickers que você relacionou ao emoji.

O bot sugere que seja adicionado somente dois emojis a cada sticker, mas, você pode utilizar mais vários se desejar.

Se enviou todos as imagens do pacote, clique em /publish, e depois envie um nome para formar o link do pacote, neste exemplo utilizamos “PortalTelezap”.

E pronto, o seu pacote está pronto para ser compartilhado com os amigos. Caso desejar colocar mais stickers basta repetir o processo antes de publicar. Envia a imagem já nas dimensões necessárias e e associar aos emoji correspondentes.

3º Passo 

Após publicado, para adicionar novos stickers a um pacote existente, você deve enviar o comando /addsticker.@Stickers irá lhe perguntar em qual pacote deseja inserir os novos stickers. Escolha e comece o processo.

E a história se repete, envie a imagem já editada nos requisitos que o @Stickers pede.

Escolha os emoji para este novo sticker. Após adicionar todos os novos stickers, clique em /done.

4º passo

Caso tenha escolhido errado os emoji de um sticker, como por exemplo um emoji triste em um sticker feliz, para arrumar basta enviar o comando: /editsticker.

Irá aparecer como no print abaixo: Select Sticker.

Ao clicar ele irá abrir o seu pacote, escolha o sticker que deseja editar.

Após escolher o sticker, envie os novos emoji, como no print abaixo.

5º Passo

Após publicar um pacote de stickers, e um deles ficou fora de ordem desejada, você tem a opção reorganizar enviando o comando /ordersticker, escolha o pacote que deseja reorganizar.

Escolha o sticker que deseja mover.

Após escolher o sticker que deseja reordenar, escolha o sticker que será o vizinho do lado esquerdo.

Neste exemplo temos somente dois stickers, então só aparecer um para escolha, clicando nele o bot moverá o sticker.

Pronto, sticker reordenado.

6º Passo

Agora você se deparou com um sticker duplicado e deseja apagar, basta enviar /delsticker e escolher o pacote que deseja excluir algum sticker e clique em Select sticker. Neste exemplo escolhi o pacote “PortalTelezap”, como você pode acompanhar no print abaixo.

Após clicar em Select sticker, ele mostrará todos os stickers do pacote, clique no qual deseja excluir.

E pronto ele irá excluir o sticker escolhido.

7º Passo

Após o seu pacote estar criado, se desejar acompanhar como anda a popularidade do pacotes, quantas pessoas instalaram e removeram  o seu pacote basta mandar /packstats. Selecionar o pacote em questão e pronto, o @Stickers irá lhe mostrar as estatísticas do pacote.

8º Passo

Bom, enjoei de um pacote, ou não gostei do resultado e desejo apagar. Você envia /delpack ao @Stickers e digite a frase que ele pedirá, como no print abaixo. Só após o envio da frase conforme ele pedir, que o pacote será excluído.

E chegamos ao fim deste artigo, buscamos ser claro e explicar bem cada passo ricos em detalhes, para não resta-lhe duvidas. Caso busque mais dicas sobre sticker entre no grupo Sticker Grupo.